Cidades

Iapen recebe recursos para o combate ao Covid-19 em presídio de Tarauacá

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) recebeu do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ/AC), por meio das comarcas de Feijó e Tarauacá, um aporte financeiro no valor de R$ 16.431,75. O valor é fruto de projetos elaborados na Unidade Penitenciária Moacir Prado, localizada no município de Tarauacá e diz respeito a recursos advindos de penas pecuniárias.

No presídio, dois projetos foram estruturados com o objetivo de auxiliar as ações de combate ao coronavírus. O primeiro, busca alternativas para melhorar a limpeza das celas, e o segundo visa recursos para ampliação do serviço de internet no prédio.

De acordo com o diretor da unidade, Claudecir Sousa, a aprovação dos projetos garante maior efetividade das ações de combate ao coronavírus. “Nós elaboramos esses projetos com o objetivo de agregar ainda mais às ações que já vêm sendo realizadas. Com esses recursos nós compramos quatro lavadoras de alta pressão, vassouras, escovões e mangueiras, além de insumos como sabão em pó e água sanitária”, disse.

A decisão do TJ/AC considera o artigo 13 da resolução 62/2020 do Conselho Nacional de Justiça. Ele recomenda aos magistrados que priorizem a destinação de penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição dos equipamentos de limpeza, proteção e saúde necessários à implementação das ações de prevenção.

De acordo com a decisão assinada pelos juízes de direito Guilherme Aparecido do Nascimento Fraga e Ana Paula Saboya Lima a aprovação do aporte financeiro é extremamente necessária, pois busca suprir necessidades imediatas da unidade prisional para auxiliar no combate ao coronavírus. “A limpeza recorrente das celas é necessária para diminuir o risco de contaminação dos reeducandos, bem como manter um ambiente salubre”, aborda o texto da decisão.

“Quanto à necessidade de instalação de internet no estabelecimento prisional é de suma importância para que haja contato imediato dos responsáveis pela saúde no município com os servidores responsáveis atuantes no presídio, bem como possibilitar a realização de atos remotos, como, por exemplo, audiências dos processos judiciais em curso”, destacaram os juízes na decisão.

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, ressaltou que a aprovação dos projetos reforça o compromisso da instituição com as ações de combate à Covid-19. “Todo esforço tem sido empregado nessa batalha e a conquista desses recursos é a garantia de maior efetividade nas ações do presídio de Tarauacá. Além disso, é importante destacar que o Iapen apresentará prestação de contas ao judiciário dentro do prazo de 15 dias”, frisou.

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

No Dia da Independência, Gladson garante fortalecer poderes no Acre

Com o cancelamento do tradicional desfile de 7 de Setembro devido aos altos índices de…

07/09/2024

Estudo indica 2 vegetais para reduzir a pressão alta. Saiba quais

Manter uma dieta controlada é obrigatório para quem tem pressão alta. Mas não são apenas…

07/09/2024

Motorista foge de tentativa de assalto por homens de fuzil no meio da rua; veja vídeo

As imagens de uma tentativa de assalto, na madrugada desta quinta-feira (5), assustaram internautas após…

07/09/2024

Vídeo: Mãe denuncia PM por ofender filho de 6 anos: “Deixa de ser viadinho”

Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), identificado como Rafael Vasconcelos Santos Gomes,…

07/09/2024

O Pantanal vai acabar? Entenda a “previsão” da ministra Marina Silva

As queimadas que estão atingindo o Pantanal têm preocupado autoridades sobre o futuro do bioma.…

07/09/2024

Jovem reage a assalto, toma faca de ladrão e golpeia bandidos; Confira o vídeo

Um jovem reagiu a um assalto na noite dessa quinta-feira (5/9), na QNM 12, em…

07/09/2024