Notícias

Defensoria ajuíza ação civil pública para impedir cortes por inadimplência durante pandemia

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) ingressou com uma ação civil pública contra a Energisa, a fim de que a empresa não realize a suspensão do serviço de energia elétrica, por inadimplência das unidades consumidoras residenciais urbanas e rurais e assistenciais do Estado.

A ação também requer que seja restabelecido o serviço de energia elétrica nas unidades consumidoras que já tiveram o fornecimento interrompido por inadimplência, bem como cancele os avisos de corte já emitidos, além de informar imediatamente o ato aos consumidores.

O pedido, protocolado nesta quarta-feira, 6, se refere a uma medida temporária e excepcional, decorrente do estado de emergência em saúde pública decretado pelas autoridades governamentais e da necessidade de isolamento social e/ou quarentena da população para controle e enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A DPE/AC esclarece que embora a ação tenha o objetivo de evitar o corte do serviço, a medida não isenta o pagamento das tarifas e consumo durante este período, nem a suspensão da emissão de faturas. Os consumidores que se dispuserem de recursos financeiros para tal, devem continuar pagando as faturas normalmente, para evitar a cobrança de juros, multas e outros encargos após a pandemia.

A ação pede, ainda que, após o período de calamidade pública, a interrupção do serviço de energia elétrica, em razão de inadimplência, seja realizada de acordo com as normas previstas pela Aneel, que determina a prévia notificação do consumidor, com antecedência mínima de 15 dias.

A ação civil pública foi ajuizada após o descumprimento da recomendação da DPE/AC e da resolução normativa nº 878, de 24 de março de 2020, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que trata da suspensão por 90 dias de cortes do serviço de energia elétrica nas unidades residenciais.

A empresa estará sujeita ao pagamento de dano moral coletivo de R$ 400 mil reais, e ainda o valor de R$ 5 mil reais, por cada descumprimento informado e comprovado no processo. O pedido é de natureza temporária, pois visa apenas assegurar o cumprimento das medidas de prevenção e restrição determinadas pelo Poder Público.

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Vídeo: Motociclista leva tapa no rosto de PM após questionar multa de trânsito

Um vídeo gravado por populares registrou um motociclista, de 21 anos, sendo agredido por um…

25/11/2024

Cantor sofre acidente com fogo durante show; veja vídeo

Major RD passou por uma situação delicada durante sua apresentação no ‘Mainstreet Festival’, neste final…

25/11/2024

‘Péssimas condições’: Sem teto e parte do piso, carro de influenciador é apreendido na BR

O carro de um influenciador, do modelo chevette, que circulava na BR-304, na região central…

25/11/2024

Homem apavora internautas ao navegar em frente a navio imenso; assista

Um homem, chamado Igor Kardoso, se filmou navegando em frente a um navio imenso, expressando…

25/11/2024

DJ famoso faz homenagem para gato brasileiro premiado como melhor do mundo; ASSISTA

O DJ e produtor musical Diplo surpreendeu os fãs ao fazer uma homenagem fofa para…

25/11/2024

VÍDEO: Daniel Alves publica vídeo cantando louvor e web reage de forma negativa: “Não está passando batido”

O ex-jogador Daniel Alves voltou a ser assunto nas redes sociais após publicar um vídeo…

25/11/2024