Notícias

Mulher que morreu com suspeita de Covid-19 gravou áudio criticando falta de atendimento; “indignada”

A mulher de 49 anos que pode ter se tornado a sexta vítima fatal do novo coronavírus no Acre [o Centro de Infectologia Charles Mérieuex ainda aguarda o resultado do segundo teste] gravou um áudio três dias antes de ter piora em seu quadro de saúde e falecer na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Rio Branco. No áudio, Missionária Clemilda, como era conhecida, se disse indignada com a falta de comprometimento do serviço de saúde de Plácido de castro para com os casos suspeitos da doença na cidade.

Preocupada com os sintomas que lhe acometiam, ela falou: “Já faz 20 dias que estou quarentena, só dizem para a gente ficar em quarentena e não fazem o exame. A gente tem que se deslocar e ir até o hospital, correndo risco de se contaminar [ela estava com suspeita da doença] ou infectar outras pessoas porque ninguém se disponibiliza para ir à nossa casa”, gravou.

A mulher disse ainda que teve de aguardar muitos dias para chegada dos insumos para fazer o exame, pois não tinha em seu município. “Sinto febre, tosse, dor no corpo, perdi o paladar, crise de falta de ar”, explicou, reclamando que, mesmo assim, sentia demora em seu atendimento.

“Só diziam para aguardar que quando tiver o aparelho é para eu ir para o hospital fazer [o exame]”, pontuou. Ela finalizou questionando a suposta preocupação da saúde municipal em conter a proliferação do vírus. “Pra que essa preocupação? Pra gente ficar em casa? Minha indignação é contra o que estão fazendo em Plácido de Castro”.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que uma mulher deu entrada na UPA do Segundo Distrito na tarde desta quinta-feira, 16, em estado grave, com sintomas compatíveis de infecção por coronavírus.

“De imediato, a paciente recebeu os primeiros socorros, sendo entubada e testada para Covid-19, por médicos plantonistas e equipe. Mas faleceu. A Sesacre informa ainda que a paciente já havia testado pela primeira vez para a doença, no seu município de origem e que esse segundo teste, feito nesta quinta-feira, também foi encaminhado para o Centro de Infectologia Charles Mérieuex, aguardando o resultado”, afirma a Sesacre.

No Acre, até o momento, foram notificados 1.258 casos, sendo que desses, 901 já foram descartados, enquanto que 242 seguem em análise. O número de mortes pela doença é de seis casos, enquanto que 53 pessoas foram curadas.

Da Redação
Compartilhe
Publicado por
Da Redação

Últimas Notícias

Flaviano Melo não será sepultado, será semeado em boa terra!

Flaviano Flávio Batista de Melo faleceu, mas não o fez sozinho. Com ele, se foi…

21/11/2024

Enciclopédia atualiza biografia de Flaviano Melo; veja citações

A Wikipédia atualizou a biografia de Flaviano Melo, falecido nesta quarta-feira, 20 de novembro, em…

21/11/2024

Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 nomes são indiciados pela PF por tentativa de golpe

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados no âmbito do inquérito…

21/11/2024

“Lei da Bíblia” aprovada em Rio Branco é inconstitucional, dizem Ministério Público e PGR

Uma representação pela propositura de ação direta de inconstitucionalidade perante o TJ/AC pela inconstitucionalidade material…

21/11/2024

Extremos climáticos e baixa concentração de oxigênio: as causas da mortandade de peixes no Rio Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e…

21/11/2024

Dois são presos por tentar furtar cabos de internet em Epitaciolândia

Uma ação rápida da Polícia Militar de Epitaciolândia resultou na prisão de dois homens suspeitos…

21/11/2024